Páginas

04 julho 2009

Entrevista com P.C. Cast

O grupo ParaNormal Romance teve esta entrevista com P.C. já há algum tempo, mesmo antes de esta lançar a série Casa da Noite. Aqui P.C. fala dos outros livros que escreveu, e os seus futuros planos. Mais para o final P.C. fala de "Marcada".

PNR: Poderia contar-nos como começou a escrever; é algo que sempre quis fazer?

PC Cast: Tenho andado a escrever há tanto tempo quanto tenho lido, o que remonta às minhas primeiras memórias. Escrevi o meu primeiro "livro" na primeira classe: Blubby the Blue Whale. Tinha um mamífero aquático voador e uma rapariga suspeitamente familiar que cavalgava no dorso da baleia. Ur... não consegui publicá-lo. Ainda. Sim, sempre quis ser uma escritora.

PNR: Quem ou quais têm sido as suas grandes influências?

PC Cast: Essa é uma pergunta difícil porque não foi apenas uma única pessoa ou coisa que me inuenciou - tratou-se de um esforço combinado. Em primeiro lugar, venho de uma família literária. Ler era algo que todos nós fazíamos. A vencedora do Prémio Pullitzer Anne Tyler é minha prima (gosto de pensar que tenho alguns desses genes!). Também tenho um pai que me começou por dizer desde muito cedo que sou bonita e inteligente e que posso conseguir tudo o que eu quiser fazer. Nunca me ocorreu duvidar de mim própria ou ir atrás de algo que não fossem os meus sonhos. Quando tinha doze anos, li O VOO DO DRAGÃO de Anne McCarey e apercebi-me de que, não só uma mulher podia escrever fantasia, como as mulheres também podiam protagonizar romances de fantasia. E pode parecer estranho mas também dou crédito a doispéssimos casamentos por me motivarem a concentrar-me e ter o primeiro livro escrito. Tornar-me uma autora de sucesso era uma forma de escape, gurativamente e literalmente.

PNR: A sua obra é muito popular entre os leitores e críticos; qual é a sensação de ter um reconhecimento tão positivo pelo seu trabalho?

PC Cast: É uma maravilha! Faz-me sentir realizada quando críticos realmente compreendem e apreciam o meu trabalho, e adoro ouvir da parte dos leitores que a minha escrita os comoveu. Sou também muito competitiva, por isso quando o meu trabalho é reconhecido ao vencer um concurso, acho que isso é fantástico.

PNR: Quais considera serem os elementos-chave de uma grande história?

PC Cast: Antes de mais, uma grande história deve ter personagens com as quais os leitores simpatizem. Se um escritor não se importa com a sua personagem, não se vai importar com a história. E depois o autor deve pegar nessa personagem tridimensional e colocá-la, juntamente com um herói e outras personagens secundárias tridimensionais, num mundo verosímil. É mais fácil dizê-lo do que fazê-lo...

PNR: Considera que a sua escrita é motivada pelas personagens ou pelo enredo? Como equilibra esses dois elementos?

PC Cast: Penso que a minha escrita é motivada por ambos. Digo isso porque vendo os meus romances de acordo com as propostas que me oferecem, por isso sou forçada a escrever antes de mais uma sinopse. Por isso, tenho uma guia que devo seguir e já tenho trabalho feito em relação ao enredo. Mas depois começo a escrever o manuscrito e acontece frequentemente as personagens tomarem controlo e mudarem a história. Um exemplo disso foi o que aconteceu com o DIVINE BY CHOICE, o manuscrito que estou quase a terminar. Já tinha escrito cerca de 350 páginas e a chegar à conclusão quando me apercebi que eu tinha O HERÓI ERRADO. Sim. Uma personagem secundária, uma que era suposto ser apenas um obstáculo ao herói, tinha tomado controlo. Por isso tive que fazer alguma reescrita, mas deixei a personagem controlar a narrativa - ela sabia o que estava a fazer.

PNR: Os seus livros retratam heroínas fortes com quem os leitores simpatizam, descreveria a sua escrita como feminina? Qual o seu apelo às leitoras?

PC Cast: Considero a minha escrita direccionada para o público feminino. Nos meus romances celebro a força, beleza, diversidade e independência da mulher actuais. As minhas heroínas não precisam de ser salvas e não precisam desesperadamente de um homem. Acho que isto apela a imensas leitoras porque a mulher moderna é forte e independente - ela procura por um homem que complemente a sua vida, não um que a salve. As minhas leitoras vêem-se a elas próprias, ou aquilo que elas tentam ser, nas minhas heroínas e por isso identicam-se com elas.

PNR: Poda descrever-nos a forma como desenvolve as suas personagens? Qual a personagem que mais gosta de escrever? E a mais desafiadora?

PC Cast: Essa é outra pergunta difícil. Desenvolvo as personagens de formas diferentes. Às vezes baseio-as em pessoas que conheço (esta não é uma estratégia particularmente popular entre os meus amigos e familiares), e às vezes invento as origens da personagem e deixo-a desenvolver-se. Um exemplo disso foi quando escrevi GODESS OF THE ROSE, uma nova versão de A BELA E O MONSTRO, e eu estava a criar a minha própria personagem do Monstro. Primeiro criei as suas origens - como nasceu - que tipo de infância teve - como veio a ser Guardião do Reino da Rosa. Depois o passado que criei para ele foi o que literalmente criou essa personagem. A minha personagem favorita é provavelmente Shannon Parker da série DIVINE BY CHOICE. É a minha favorita porque é a mais fácil de escrever (muito embaraçosamente, é muito parecida comigo). O maior desao é provavelmente o centauro Huntress, Brighid, de BRIGHID'S QUEST. Foi um desao porque ela é muito complexa e porque atravessou uma difícil jornada de auto-descoberta.

PNR: É conhecida pelo humor que contagia na sua escrita; esta abordagem surge de forma natural para si? Considera o humor um elemento essencial na sua obra?

P. C. Cast: o humor surge-me naturalmente. Na verdade, já tive que me moderar bastante, e tenho que ter cuidado. Pessoalmente, tenho tendência a ser sarcástica, e acho que a vida é bastante engraçada. Por isso sim, o humor é um elemento essencial na minha obra, mas não penso realmente nisso. Nunca comecei um livro a dizer para mim própria, "ok, tens que ser realmente divertidaneste livro." Acho que os escritores ou têm talento para a coisa ou não têm. E se não têm, deveriam ter cuidado. No outro dia, numa das minhas viagens, uma escritora estava a lamentar o quão engraçada tinha que se forçar a ser num trabalho, e mal podia esperar para que terminasse. Fiquei espantada com o que ela disse. Obrigar-se a ser engraçada? Huh?

PNR: Tem sido elogiada pela sua criação de mundos de fantasia. Que desafios enfrenta na sua construção de um mundo?

PC Cast: Adoro criar mundos! Deixem-me ser a deusa! Ironicamente, já me disseram que eu me dedico demasiado à criação do mundo nos meus romances. Não concordo com isso e luto ferozmente para manter os elementos essenciais do mundo em todos os meus romances. O maior desao até agora foi manter o conjunto de regras que criei no meu primeiro romance publicado em1999, GODDESS BY MISTAKE, que (sem eu saber na altura) tornou-se o alicerce de uma série de fantasia épica para a editora Luna. Soubesse eu então que ia criar mais cinco livros nesse mundo e teria denitivamente mudado alguns parâmetros e criado mais espaço de manobra.

PNR: Tem escrito no género da fantasia na série GODDESS SUMMONING da Berkley e a série PARTHOLON da Luna. O seu nicho parece ser o romance derivado de mitologia. O que a atrai neste género? Há algum género que ainda não tenha experimentado mas em que gostasse de escrever?

PC Cast: Adoro mitologia, e gosto muito de pegar nos mitos que foram alterados e subvertidos devido a um domínio patriarcal e mudá-los para que reictam uma perspectiva pré-Helenística e matriarcal. Por outras palavras, celebro as mulheres e as suas forças. Adoro a magia dos mitos e as suas possibilidades infinitas.Sempre quis escrever um livro de horror e recentemente tenho sido atormentada por uma ideia para uma cção feminina.

PNR: Porque acha que a mitologia é um tema tão popular no género do romance paranormal?

PC Cast: Penso que está relacionado com as innitas possibilidades e o sentido de magia e descoberta que os mitos implicam. E para mais, o vestuário é excelente, os cenários luxuriosos e o vinho é servido sem rédeas. Como não gostar?

PNR: Em Maio de 2007, St. Martin irá lançar o primeiro volume de uma nova série para jovens adultos que está a escrever com a sua filha, podia descrever-nos um pouco essa série? Que desafios enfrenta em escrever para jovens adultos? E escrever com a sua filha?

PC Cast: Adoro esta série! É uma nova abordagem do mito do vampiro que mistura algumas questões actuais relacionadas com os adolescentes com o paranormal num mundo muito semelhante ao nosso - excepto que no mundo de Zoey Redbird os vampiros sempre existiram. Os nossos vampiros têm uma explicação biológica versus uma explicação sobrenatural, mas eles têm poderesextraordinários e são governados pela Deusa da Noite, Nyx. A série Casa da Noite, e o primeiro romance, MARCADA, é sombrio, divertido e sexy, e é relevante para os miúdos de hoje em dia. Escrever neste novo género tem sido interessante. Dou aulas no secundário desde 1993 e venho de uma família de professores, por isso os adolescentes fazem parte da minha vida, mas só comecei a ler livros para jovens adultos há poucos anos. Adoro o que se tem passado com o género - é tão interessante e emocionante! Escrever com a minha lha tem sido fantástico. Por favor - quem não gostaria de poder bater no seu co-autor? Agora a sério... penso que é interessante, bem como invulgar, que eu e a minha lha estejamos a escrever esta série juntas. Eu brinco com o facto de ser eu a espicaçá-la, mas a verdade é que desenvolvi alguma da minha escrita mais honesta com ela. Kristin não tem medo de me dizer "Uh, mãe. Isso é uma porcaria." Ou (e esta é a minha favorita) "Mãe, acabaste de fazer a Zoey soar como uma professora amargurada de 46 anos de idade". Aprendi que há algumas coisas, como os diálogos internos de Zoey, que a Kristin escreve melhor. A forma como trabalhamos é engraçada: eu escrevo, e à medida que vou terminando partes do manuscrito, envio-as por e-mail para a Kristin, e ela começa por escrever ou reescrever. Deixo lacunas no texto e incluo notas e questões enquanto trabalho no rascunho. Frequentemente, eu e ela enviamos mensagens instantâneas de trás para a frente, para fazer perguntas ou esclarecimentos, e rimo-nos muitos, etc. Quando ela me envia o texto reescrito, ela tem sublinhadas muitas coisas e coloca as suas próprias questões. Isso fez-me olhar de uma forma mais profunda para um manuscrito, e tem sido realmente divertido!

PNR: Conte-nos acerca dos projectos em que tem estado agora a trabalhar; o que podem esperar os leitores nos próximos meses?

PC Cast: Bom, neste momento estou a terminar o DIVINE BY BLOOD, que será lançado em Setembro de 2007. MARCADA é o primeiro livro da série Casa da Noite que estou a escrever com a minha lha, Kristin, e será lançado em Maio de 2007. Em Junho de 2007 sai o meu próximo livro GODDESS SUMMONING. É interessante notar que este livro foi um pedido especial de Christine Zika, a minha editora para os primeiros cinco livros de GODDESS SUMMONING. Quando estávamos a discutir o meu próximo livro, ela disse que gostaria de ler uma história sobre Vénus, a Deusa do Amor. E que seria engraçado se Vénus viesse ao mundo mortal moderno para realizar uma mudança na vida de um humano, e depois descobre que é a sua própria vida que precisa de mudar. Adorei a ideia e escrevi-a. GODDESS OF LOVE foi imensamente divertido escrever! E é sem dúvida o meu livro mais sexy. Como não poderia deixar de ser tendo Vénus como heroína? Comprometi-me também com a Nocturne numa nova série dark paranormal que será lançada em 2008.

Fontes 1 e 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Opinião é Muito Importante para nós!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.